quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PROPOSTAS DE ORGANIZAÇÃO PARA AS PRÓXIMAS CONFERÊNCIAS OFICIAIS DO MEIO AMBIENTE - Modelo de propostas de conferências virtuais - Descrição da IV Conferência Regional em Jaú - Bacia do Tietê-Jacaré - Assunto principal : impactos dos resíduos sólidos na água - Comentários - Participação dos delegados e representantes de São Carlos - Dificuldades de participação dos delegados escolhidos impostas pela prefeitura de São Carlos - Distribuição de cópias das propostas da Conferência Virtual do Meio Ambiente de São Carlos/2013 - Relação indireta entre plantas permanentes, florestas e resíduos sólidos

Participe no Fórum da Conferência Virtual do Meio Ambiente de São Carlos-SP - 2013 criando tópicos para debates e fazendo perguntas - Tema : Resíduos sólidos. O Fórum também está ao lado===>


Sugestões de organização para as próximas conferências oficiais e modelo de propostas efetivas, abaixo, na segunda parte....

Saiba mais sobre a relação indireta entre plantas
permanentes, matas, florestas e os resíduos
sólidos lendo o segundo item, da segunda parte.



Primeira parte : Descrição da conferência regional em Jaú

A Conferência regional do estado de São Paulo Bacia Tietê-Jacaré, em Jaú, foi realizada no dia 20 e na manhã do dia 21 de agosto/2013.

Delegados e outros que participaram
Sete representantes de São Carlos estiveram presentes no dia 20 : o Bernardo, que proferiu uma palestra à tarde, a Rosa, delegada escolhida pela prefeitura, três representantes da Cooperativa de Reciclagem e outros munícipes. A Rosa permaneceu até o dia 21 e participou ativamente, levando as propostas da IV Conferência do Meio Ambiente de São Carlos. Também participaram a Aline, da Coordenadoria do Meio Ambiente de São Carlos, juntamente com um assessor. 

Alguns delegados e participantes na IV 
Conferência do Meio Ambiente de Jaú e
Conferência Regional Bacia Tietê/Jacaré
Problemas ocasionados pela prefeitura de São Carlos
Infelizmente, dos cinco delegados escolhidos na Conferência de São Carlos pela prefeitura, compareceram somente dois. A Rosa, citada acima e o Luiz, no segundo dia. Outros ficaram tão desanimados com a decisão de última hora, por parte da prefeitura, de não cobrir as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, que não quiseram ir, embora houvesse um grupo da sociedade civil que conseguiu aproximadamente R$120,00, após cansativas mobilizações e tentativas de incentivar participantes. O Marcos foi com o seu carro representando o eng. Lima. O motivo de nossa ida somente no segundo dia foram os transtornos gerados pela informação de que a prefeitura não iria cobrir os custos da participação dos seus delegados. Isso é lamentável, pois gastaram muito dinheiro para fazer uma apressada conferência no dia 10 e na véspera declararam que não havia recursos, nem mesmo para o combustível (60,00 a 100 reais !!). Logicamente, este não foi o motivo, e sim a política de bloquear ações de cidadania positiva daqueles que poderiam ter contribuído mais efetivamente para os interesses da sociedade. Sinceramente, não desejaríamos interpretar estas ações da atual administração da prefeitura como originadas por impulsos de má fé. Anteriormente, havíamos nos colocado à disposição para colaborar com os interesses gerais da população em harmonia e integração, deixando de lado querelas políticas, que apenas prejudicam o bem comum. Enfim, notamos que os administrativos da coordenadoria e da secretaria do meio ambiente de São Carlos parece que não tem culpa direta. Nossa tristeza é em relação a forças reacionárias e apropriantes de pessoas que se deixam levar por suas ambições. Desejamos que se livrem deste mal e não os julgamos, pois podem estar achando que suas ações e decisões são legítimas.

Quarenta cópias das propostas desta conferência virtual foram distribuídas 
Algumas propostas
da conferência
de Jaú
Felizmente, conseguimos (Luiz e Marcos) chegar a tempo de participar em parte do período da manhã (o comitê de organização cancelou o período da tarde) e para tirar 40 cópias do documento apresentando algumas propostas interessantes, tanto da conferência oficial de São Carlos, como da Conferência Virtual, distribuindo estas cópias (4 folhas cada) entre os presentes, a maioria estudantes dos cursos da Fatec, que sediou a conferência.





Segunda parte : Propostas e sugestões para as próximas conferências (em todos os níveis)

Avaliação das propostas
Marcos, representante de
São Carlos, escolhendo
as melhores propostas
No final, todas as propostas foram afixadas em quadros e os participantes receberam um número de bolinhas adesivas para votarem nas que julgavam mais importantes. Observamos que o teor da maioria da propostas eram de caráter superficial, exemplificando como o conceito de sustentabilidade foi apropriado pelo sistema produtivista, caracterizando-se por projetos e políticas simbólicas e quando muito amenizantes em relação às prementes necessidades de preservação ambiental e ecológica do planeta. Tudo bem, faz parte !! Vamos tentar aumentar o grau de consciência dos jovens estudantes, mui queridos !! O objetivo não é depreciar, porém faz-se necessário alertar estas questões. Um dos motivos, ao que parece, foi a maioria dos participantes serem da Fatec, uma faculdade de cursos tecnológicos. Embora as contribuições da área tecnológica sejam importantes nos projetos relacionados, por exemplo, à construção de usinas de reciclagem, às tecnologias de recuperação de rios, à construção de aterros sanitários, à construção usinas de compostagem e de tratamento de efluentes,  faltaram estudantes mais relacionados às áreas de humanas, daí se compreendendo o acanhamento das propostas que diziam respeito à educação ambiental, por exemplo. 


Água e resíduos sólidos
Sinalizando propostas....
Estranhamos o fato, segundo pudemos constatar, de terem sido apresentadas pouquíssimas propostas que se relacionassem ao tema central da conferência regional - o impacto dos resíduos sólidos na água -, a não ser que tenha sido alterada a programação. De qualquer forma, este tema é muito interessante e poderiam haver mais propostas, tais como os municípios mais a montante (mais longes das nascentes) dos rios poluídos cobrarem dos municípios poluidores mais a jusante (mais próximos das nascentes) que diminuam a poluição e despoluam os rios que são usados como despejos de seus resíduos e dejetos. Esta será, então, mais uma contribuição desta conferência virtual.
Outra, seria uma política de taxação, e mesmo de multas, a produtores rurais que utilizam produtos químicos em suas lavouras e que poluem nascentes, córregos, rios e lençóis freáticos. (embora haja alguma divergência no conceito de "resíduos sólidos" - ver esta publicação no site da EBAH)
Uma terceira, seria de relação indireta : que recursos advindos de impostos sobre o consumo e a produção de bens não essenciais sejam direcionados à recuperação de mananciais, ao fomento de atividades agrícolas agro-florestais e ao plantio e à preservação de matas e florestas. A relação indireta é a de que a maior produção de bens de consumo não essenciais, e a consequente produção de maior quantidade de resíduos sólidos, aumenta o nível de CO2 na atmosfera e provoca desequilíbrios energéticos no planeta. As áreas verdes continentais, sendo importantes absorvedores de parte do CO2 excessivo e contribuindo para o equilíbrio térmico, tendem a compensar o aumento da temperatura média do planeta (aquecimento global).
Artigo relacionado : Economizar água ou produtos que não venham de árvores ?

Foto - a FATEC deu o seu exemplo : no chão, algumas sementes do grande pomar que há no campus !!


Felizmente !! - Redução drástica do consumo
Felizmente, o documento apresentado, com link acima, ofereceu propostas mais efetivas, como a que sugere aos poderes públicos que apliquem verbas avultadas em educação ambiental nas escolas e à toda a sociedade, com uma maciça campanha de redução drástica do consumo e da adoção de políticas de desestímulo ao consumo de bens não essenciais, bem como de impostos mais altos aos produtos consumidos pelas classes de maior poder aquisitivo. Mais que justo quem mais consumir, mais pagar para a recuperação do meio ambiente. Estas propostas da conferência virtual serão levadas como enriquecimento à conferência estadual e apresentadas à conferência nacional.
Neste blog

Parabéns !!
Gostaríamos de parabenizar o dedicado empenho de nossa delegada Rose que, tão logo ficou sabendo que a prefeitura não iria transportar os delegados, acionou seus contatos e conseguiu uma carona para participar desde as primeiras horas da conferência. A sua atuação certamente foi brilhante, quando da apresentação dos encaminhamentos e propostas dos participantes na conferência oficial de São Carlos.   

Conclusões, decisões e Conferência Livre Popular
Todos aprendendo : os da sociedade civil devem se mobilizar para a execução de eventos e projetos que não estão sendo apoiados pelo poder administrativo.
Sabemos das dificuldades, porém os comitês de organização das conferências oficiais (em todos os níveis) devem providenciar e facilitar uma participação mais pluralizada, com mais representantes dos setores da sociedade civil e de estudantes e profissionais de outras áreas do conhecimento. Também devem usar mais das modernos meios de comunicação, integrando a conferência presencial em uma ferramenta na Web, de tal forma a tornar-se presencial e virtual, além de mecanismos de interação com outros meios de comunicação e facilidades de participação popular. Que as conferências oficiais não se restrinjam aos setores mais intelectuais da sociedade.
Decidimos, também, em decorrência de todos estes transtornos, estudar a possibilidade, em ação conjunta com os coletivos de São Carlos, de realizarmos uma conferência livre popular. A sugestão é que seja no dia sete de setembro, o dia da independência e de prováveis manifestações em todo o Brasil e em São Carlos.

Final
Integrantes do comitê de
organização e representantes
de São Carlos
No final, fizemos bons contatos e tivemos a boa notícia que os delegados escolhidos pela conferência oficial de São Carlos são automaticamente os seus delegados para a conferência estadual a realizar-se nos dias 20, 21 e 22 de setembro, em São Paulo, capital. Vamos ver se desta vez a prefeitura, em sinal de sua preocupação em atender as demandas da sociedade, custeie adequadamente os seus delegados, pois, de outro modo, para quê realizar conferências oficiais municipais ?....


Participe no Fórum da Conferência Virtual do Meio Ambiente de São Carlos-SP - 2013 criando tópicos para debates, fazendo ou perguntas - Tema : Resíduos sólidos.


Comente esta publicação e dê a sua contribuição a esta conferência virtual e indiretamente à estadual e à nacional !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe na Primeira Conferência Virtual do Meio Ambiente de São Carlos fazendo comentários sobre esta postagem !!

Os comentários não tem moderação, mas aqueles que não se referirem diretamente ao assunto, serão excluídos pelos administradores em constante vigília.

A participação de qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, será bem recebida. Inclusive, é muito bom, pois as cidades podem compartilhar saberes e experiências !!

PARTICIPE !!