quarta-feira, 12 de junho de 2013

DICAS DE COMO PARTICIPAR NO FÓRUM DA CONFERÊNCIA - Como criar um tópico para debate ou divulgação de projeto/ideia relacionado ao tema "resíduos sólidos" - Como fazer uma pergunta - Sair do Fórum/grupo - Não mudar o assunto no tópico em que está - Reconfigurar participação - Exemplos de perguntas ou tópicos para debate

Participe do Fórum/grupo Conferência Virtual do Meio Ambiente de São Carlos-SP - 2013 criando tópicos para debates e fazendo perguntas - Tema : Resíduos sólidos
O Fórum também está nesta página, à direita !! >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Dicas para você  participar na Conferência Virtual do Meio Ambiente de São Carlos  2013


O que tem a ver verduras com resíduos sólidos ?....
Tem, sim !! Se a sociedade e a prefeitura implementarem
 mais projetos de compostagem dos resíduos
orgânicos do lixo, outros projetos ligados a mais hortas
comunitárias serão beneficiados : 
Os são-carlenses estarão sendo ecologicamente
sustentáveis fazendo retornar ao ciclo natural os
nutrientes das suas sobras de alimentos.
Projetos, ideias e artigos que indiretamente se
relacionam com os resíduos sólidos também
podem ser postados e debatidos.
Participe criando tópicos para debates e fazendo perguntas no Fórum/grupo da Conferência Virtual do Meio Ambiente de São Carlos-SP - 2013  -  Tema : Resíduos sólidos

Acessar o Fórum/grupo
O Fórum também está no rodapé desta Página !!


 1 - Para fazer uma pergunta ou criar um novo tópico para debates - você não precisa inscrever o seu email para fazer uma pergunta ou criar um tópico, mas é aconselhável.

Se você, estando na Página Inicial do Fórum, não estiver logado, o Google pedirá que faça login. Depois, é só clicar em "Fazer uma pergunta".

1a - Dê preferência para :
- preencher o assunto (titulo onde vai a pergunta ou o titulo do tópico) em letra de forma. Separados por tracinhos, criar sub-títulos para facilitar a identificação.
- No campo de edição do texto, exponha os motivos que levaram você a fazer a pergunta ou escreva/cole um pequeno texto para inspirar as respostas e comentários.
- Se puder, adicione foto(s) e link(s) para ilustrar melhor o assunto.
- Procure escrever de forma correta e legível, destacando as partes mais importantes.
- Não faça questionamentos ofensivos a pessoas. Evite expor e tratar os assuntos envolvendo política partidária. O objetivo do Fórum é conscientizar todos os moradores de São Carlos sobre seus problemas ambientais, especialmente os diretamente relacionados aos resíduos sólidos. Vamos nos unir nesta imensa tarefa !!
OBS : São apenas sugestões. O Fórum é popular e você pode se expressar da maneira que desejar.

1b - Exemplos de perguntas ou tópicos :
Quais materiais são considerados resíduos sólidos ?  -  Óleos são considerados resíduos sólidos ?  -  Quais projetos existem em São Carlos atualmente para melhorar a coleta seletiva do lixo ?  -  O que fazer para estimular as pessoas a diminuírem o consumo e consequentemente o lixo gerado ?....
Ex. de tópicos : Projeto de educação ambiental com crianças utilizando garrafas-pet  -  Consumo consciente  -  Plano de criação de outra cooperativa de catadores de recicláveis  -  Sugestões de políticas públicas sobre os resíduos sólidos....

Enfim, são inúmeras as possibilidades de perguntas, artigos, projetos, campanhas, eventos, etc.

OBS 1 : As perguntas podem ser feitas para serem realmente respondidas ou serem um tópico de discussão/debate para chamar a atenção. Neste caso, a pergunta será acompanhada de uma explanação maior sobre o problema.
OBS 2 : Para explanar a questão colocada, você pode redigir um artigo/texto na própria postagem do Fórum, como também pode apresentar somente uma parte seguida de link que redireciona para onde o texto completo foi publicado (um site, um blog, um grupo, uma rede social)
OBS 3 : Logo será criada uma página no blog contendo "todas as perguntas e tópicos de debate". Então, é aconselhável você consultar esta página para ver se a sua pergunta ou tópico já não foram feitos. Até lá, acesse a Página Inicial  do Fórum e verifique.

Todas as ações acima podem ser feitas por qualquer pessoa, mesmo as que não se inscrevem para receber as atividades do Fórum em seus emails. Mas é bom você se inscrever, pois poderá acompanhar o andamento das atividades do Fórum através do seu email.



2 - Dicas de participação para quem se inscreve no Fórum

- Para os inscritos no fórum, além de receberem em seus emails as atualizações (na forma que escolher receber as mensagens do fórum/grupo), poderão fazer perguntas, respostas e criarem tópicos a partir dos seus provedores de email.

- Nestes casos, o email do Fórum/grupo é : confererenciavirtualsanca2013@googlegroups.com - Se vc quiser visualizar o endereço de email do Fórum, acesse a Página Inicial e clique em "Sobre".

- Estando em seu email, antes de clicar em "enviar", confira se tudo está correto, principalmente o destinatário, pois às vezes você pensa que está enviando para o fórum, mas no destinatário está somente o email da pessoa que postou um tópico (quando você estiver respondendo). Ou pode acontecer ao contrário. Alguns provedores de email não oferecem a opção de "responder a todos". Neste caso, adicione com CC o email do Fórum.



3 - Como alterar a sua participação depois que já estiver inscrito :

Se você escolheu a opção "receber todos os emails" quando se inscreveu ou aceitou um convite, e nos próximos dias está recebendo um número elevado de postagens que satura a sua caixa postal, reconfigure a sua participação :
Acesse a Página Inicial do Fórum/grupo,  e :
- clique em um bonequinho e uma roda dentada que fica em cima, à direita.
- clique em "configurações de associação e email".
- escolha como deseja receber os emails (e, inclusive Sair).
-  No final, clique em "salvar" 
OBS : O link para a página inicial é sempre oferecido no rodapé de um tópico aberto. Alguns provedores de email "escondem" os links do rodapé da mensagem. Por exemplo, no Gmail, quando não aparecem os links do rodapé, haverá um pequeno retângulo na parte inferior da mensagem, com três pontinhos dentro. Clique nele para aparecerem os links(link para o blog, para o Fórum, para sair do Fórum e outros). Outra maneira para acessar Página Inicial do Fórum é pela pesquisa Google. Digite : Conferência Virtual de São Carlos. Use este recurso para divulgar entre seus amigos !! 

4 - Como manter o assunto do tópico

Quando em trocas de mensagens-respostas através de um tópico de discussão/debate, evite tratar sobre outros assuntos que não dizem respeito ao tópico, a não ser breves referências. Enfim, evite falar de um assunto que não se relaciona com o tópico em que você está. Se o assunto que deseja discutir não tem tópico criado(você pode procurar em seu email, mas acessar a Página Inicial do Fórum/grupo fica mais fácil visualizar os tópicos), então crie um, enviando um email ao grupo. (confererenciavirtualsanca2013@googlegroups.com) ou acesse a Página Inicial, faça login se precisar, e clique em "fazer uma pergunta".


Esta página está em edição e vai receber aperfeiçoamentos e complementos. Mais uma razão para você inscrever o seu email no Fórum/grupo da CONFERÊNCIA VIRTUAL DO MEIO AMBIENTE DE SÃO CARLOS - 2013 e receber atualizações desta página, e outras.
Acesse a Página Inicial do Fórum/grupo para se inscrever

Participantes que não moram em São Carlos também são bem-vindos !! - Todas as conferências, de todos os tipos, devem se integrar em uma única rede !!

Boa sorte !!



Navegue pelo blog através dos MARCADORES, à direita e em Postagens Populares

Faça sugestões em relação ao blog, comentando abaixo. Estamos construindo em coletivo !!



Postagem mais recente no blog

Primeira reunião que inspirou a criação do Fórum
Em Ambiente Ecológico - blog

Acessar o Fórum/grupo
O Fórum também está nesta página, acima e à direita!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe na Primeira Conferência Virtual do Meio Ambiente de São Carlos fazendo comentários sobre esta postagem !!

Os comentários não tem moderação, mas aqueles que não se referirem diretamente ao assunto, serão excluídos pelos administradores em constante vigília.

A participação de qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, será bem recebida. Inclusive, é muito bom, pois as cidades podem compartilhar saberes e experiências !!

PARTICIPE !!